Reinaldo

Craques do Santos inspiram escolinha de futebol no Japão #QuestãoBrasil @Copa_aespl

Craques do Santos inspiram escolinha de futebol no Japão
Professor santista criou um núcleo oficial do clube em uma cidade japonesa. Penteado e habilidade de Neymar fazem sucesso entre os alunos.


Independentemente do resultado do Mundial, o Santos e o atacante Neymar já mudaram hábitos no Japão. Quem conta é o repórter Marcelo Courrege.

De 13h às 21h, o campo é do Santos Futebol Clube. Um Santos de olhos puxados, em miniatura, mas convicto da grandeza dessas camisas.

Meninos de 3, 8, 11 anos a milhares de quilômetros da Vila. Alguns dos 420 alunos do professor Mário Yasumitsu. Há três anos, Mário transformou a escolinha dele em um núcleo oficial do Santos, na cidade de Iwata, no Japão.

"Na verdade, eu sou santista e sempre tive o sonho de trazer o Santos para o Japão. Foi um trabalho muito difícil convencê-los de trazer a marca para cá", contou Mário Yasumistu, idealizador da escolinha do Santos.

Em um país em que o beisebol é o esporte da preferência nacional, a marca Santos ajuda a popularizar o futebol. No treino, fica difícil contar o número exato de meninos com o cabelo moicano do Neymar. Os japoneses filhos de brasileiros deram o pontapé inicial nessa moda.

"Em 2010, quando o Santos ganhou o Paulista, eu comecei a fazer o corte do Neymar", disse Kenji, jogador da escolinha.

"Ele fez primeiro, aí eu olhei, achei legal e fiz o moicano também", contou Guilherme, outro jogador da escolinha.

Kenji imita o Neymar em tudo. E imita bem. Nas pedaladas e nas embaixadas. Recentemente, foi divulgado um vídeo em que Neymar se apresenta aos japoneses no idioma deles. Mas não existe trabalho de divulgação melhor do que um gol de placa. Como a que o jogador marcou contra o Flamengo, no primeiro turno do Campeonato Brasileiro.

Na escolinha, a rigidez japonesa não existe. Fora e dentro de campo. "É um pouco diferente dos japoneses tradicionais. Eles brincam com todo mundo, são alegres, bem extrovertidos", disse Mário Yasumistu.

Eles aprendem o melhor do Brasil.

Comentários

Peixe

Questão